especialidades

Na VITALIS CLINIC você encontra os tratamentos odontológicos que vão revitalizar sua saúde bucal e renovar seu sorriso. Conheça:

Se sua gengiva sangrar, procure um periodontista!

O que é periodontia?

Periodontia é a especialidade da odontologia que visa prevenção e tratamento dos processos inflamatórios e infecciosos relacionados ao sistema de implantação e suporte dos dentes, conhecido como periodonto. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, sendo a gengivite e a periodontite as formas mais comuns.

Fatores e indicadores de risco para doença periodontal:

* Tabagismo;
* Diabetes;
* Estresse;
* Obesidade;
* Osteoporose;
* Distúrbios hormonais.

Por que realizar um tratamento de periodontia?

* Remoção de biofilme bacteriano e cálculos dentários;
* Diminuição do grau de infecção bucal;
* Salubridade dos tecidos;
* Tratamento do processo inflamatório/infeccioso;
* Controle da supuração e do sangramento gengival.

Como é o tratamento periodontal?

O tratamento periodontal deve ser individualizado para cada paciente, podendo incluir desde uma reeducação quanto aos hábitos de higiene oral, sessões de raspagem manual ou através de aparelhos ultrassônicos, até procedimentos cirúrgicos, sempre na intenção de reestabelecer a saúde dos tecidos gengivais e controlar a doença.

Qual o risco de eu não realizar o tratamento periodontal?

* Perda dental;
* Perda do osso alveolar e consequente dificuldade em futuros tratamentos protéticos;
* Infecções por bacteremia;
* Prejuízo estético do sorriso: dentes alongados e espaços abertos (diastemas);
* Mau hálito;
* Prejuízo sistêmico, como a dificuldade no controle da diabetes.

ESTÉTICA EM PERIODONTIA

Existe ainda dentro desta especialidade uma preocupação estética em relação aos tecidos gengivais. Na composição de um belo sorriso a gengiva possui papel fundamental, comumente denominada de Estética Vermelha.

Retração Gengival
Muitas vezes é possível observar que a gengiva “retraiu” ou “subiu” em algumas regiões específicas, levando a exposição da porção radicular do dente. Isso pode acarretar não só um prejuízo estético, mas também podem ocorrer episódios de sensibilidade a estímulos diários como frio, calor, ingestão de alimentos doces ou ácidos.
Assim, por meio de procedimentos cirúrgicos periodontais, há a possibilidade de recobrir essa raiz exposta, devolvendo satisfação estética e conforto ao paciente.

Aumento ou Sorriso Gengival
Comumente devido a heranças de um perfil genético, ou ainda após longos períodos de utilização de aparelhos ortodônticos fixos é possível observar aumentos gengivais desproporcionais, principalmente na região anterior, podendo gerar não só insatisfação estética, mas também dificuldade em manter um adequado padrão de higiene oral.

Para a solução de situações como estas existem procedimentos cirúrgicos periodontais, a exemplo da gengivoplastia, que permitem a remoção deste excesso gengival, promovendo um sorriso harmonioso e compatível com saúde periodontal.